Dicionário Financeiro

CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira): O Que é e Como Isso Pode Afetar Sua Vida Financeira

4.9/5 (217 Votos)

cpmf (contribuição provisória sobre movimentação financeira) o que é significado dicionario financeiro mestre do dinheiro
CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira): Hoje você vai aprender o Significado e o que esse termo do Mercado Financeiro tem a ver com Você, financeiramente falando.

São essas as duas principais questões que tratarei objetivamente no Artigo ⚡ Flash de Hoje, dentre outras, claro, que você pode preferir considerar em torno do Significado de CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).


[adrotate group=”1″]

CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira): O Que é?

Eis a seguir o Significado de “CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira)” no âmbito do Mercado Financeiro:

CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) é um tributo que incide sobre as movimentações financeiras de pessoas físicas e jurídicas, excluindo as empresas que estão isentas de acordo com a legislação vigente. Essa contribuição é calculada com uma alíquota de 0,38% sobre a base de cálculo das transações financeiras. Em termos mais simples, se você realizar uma movimentação financeira, como emitir um cheque no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), terá a CPMF debitada da sua conta no valor de R$ 3,80 (três reais e oitenta centavos), e assim sucessivamente.

A CPMF foi instituída inicialmente como uma medida provisória em 1993 e tornou-se um tributo definitivo a partir de 1997, com o objetivo de aumentar a arrecadação e combater a sonegação fiscal. Ela era destinada ao financiamento da saúde pública, e os recursos arrecadados deveriam ser aplicados exclusivamente nessa área.

Uma das principais características da CPMF é a sua abrangência, uma vez que incide sobre praticamente todas as movimentações financeiras realizadas pelas pessoas e empresas, como saques em dinheiro, transferências entre contas, pagamentos com cheques, entre outras transações. No entanto, algumas operações financeiras estão isentas da contribuição, como as transferências entre contas do mesmo titular, movimentações entre instituições financeiras do governo e outras exceções previstas em lei.

A CPMF gerou polêmicas ao longo dos anos e foi objeto de debates intensos na esfera política e econômica. Muitos argumentavam que a contribuição tinha impacto negativo sobre a atividade econômica, pois incidia sobre todas as etapas das transações financeiras, aumentando o custo de operação das empresas e inibindo investimentos. Outros defendiam a CPMF como um mecanismo eficiente de combate à sonegação fiscal e de aumento da arrecadação para o setor da saúde.

Em dezembro de 2007, a CPMF foi extinta pelo Congresso Nacional, após ser rejeitada em uma votação decisiva. Desde então, não houve uma proposta de recriação da contribuição aprovada pelo legislativo.

Vale ressaltar que, embora a CPMF tenha sido extinta, a discussão sobre a criação de novos impostos e contribuições continua presente na agenda política brasileira. Medidas alternativas têm sido propostas para reforçar a arrecadação e financiar áreas estratégicas do governo, como a reforma tributária, que visa simplificar o sistema tributário brasileiro.

Em suma, a CPMF foi uma contribuição que incidiu sobre movimentações financeiras com o intuito de aumentar a arrecadação e financiar a saúde pública no Brasil. Sua extinção gerou debates sobre os impactos econômicos e fiscais, e a busca por soluções para a reforma tributária continua no cenário político atual.


CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira): Como Isso Pode Ajudar (ou Prejudicar) Suas Finanças

⇒ Reservei essa sessão para fazer novos adendos no que tange a como esse Termo pode influenciar na sua Vida Financeira.

Aguarde mais um pouco, que a medida que esse artigo tiver mais acessos darei robustez a essa parte do artigo. 😀


Questões de Sua Preferência Referente a esse Termo do Dicionário Financeiro

⇒ Reservei essa sessão para tratar de questões que você deseja que seja abordado em torno dessa temática.

Fique à vontade nos comentários, expondo suas preferências de assuntos correlatos a esse termo do Mercado Financeiro.


SOBRE A SÉRIE “DICIONÁRIO FINANCEIRO”


Decidimos criar a Série do Dicionário Financeiro aqui no Mestre do Dinheiro para que iniciantes no Universo Financeiro possa se ambientar se saber “o que é o que” e “quem é quem” no Mercado Financeiro.

São mais de 1000 termos que objetivamos adicionar em nosso arcabouço de significados e que você não pode torcer o nariz para nenhum deles, visto que, direta ou indiretamente, eles podem impactar suas finanças, o que inclui seus investimentos.

Não esqueça de deixar suas preferências acerca desse termo aqui nos comentários, pois nos baseamos nelas para enriquecer e dar robustez a esse Artigo Flash.

E por último, mas não menos importante, não deixe de conferir com mais detalhes o recado deixado pelo parceiro escolhido a dedo para estar aqui conosco hoje.

– – – // – – –

“Que o Dinheiro Seja Seu Escravo até Mil Gerações”
Amém!

– – – // – – –

Nos vemos no próximo Artigo Flash … ✌️

TX000024MD